domingo, junho 03, 2012

Xará de Damião, menino de 12 anos tem encontro emocionante com ídolo

Com nome de Leandro Damião, garoto de Caxias do Sul tenta superar os problemas de sua paralisia cerebral e já estuda em escola regular

Por Matheus Pereira, da RBS TV Porto Alegre
27 comentários
Leandro Damião ser fã de Leandro Damião? Sim, isso é possível. Em Caxias do Sul, cidade da serra gaúcha, a incomum frase faz todo o sentido. Ele tem 12 anos, é colorado fanático e tem como grande ídolo o artilheiro colorado, seu xará. E Damião encontrar Damião? Também foi possível, e graças à professora do garoto, responsável por arquitetar um encontro inesquecível.
O menino Leandro Damião nasceu prematuro, aos cinco meses de gestação, com paralisia cerebral.
- Ele nasceu com 900 gramas e ficou 42 dias no hospital. Faço de tudo para ver ele bem - conta a mãe Naiane Lemos, 31 anos, e dona de casa.
leandro damião xará menino inter especial (Foto: Matheus Pereira/RBS TV)Encontro entre xarás foi especial no Beira-Rio (Foto: Matheus Pereira/RBS TV)
Apesar das dificuldades financeiras da família, que impedem um tratamento de fisioterapia mais intenso, o garoto passou a frequentar uma escola regular, a partir de 2011, depois de oito anos na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). É o único aluno especial da sala e conta com a ajuda de monitor. Sempre fardado de vermelho, conta, aos risos, o seu momento preferido na escola:
- Gosto do lanche.
Esbanjando bom humor, Leandro Damião conta que anda famoso pelos corredores da escola. Afinal, tem nome de jogador da seleção brasileira. Quando ele nasceu, o xará ilustre ainda era uma criança de dez anos, longe do astro dos tempos atuais. A coincidência começou com o pai. Antônio Ramos colocou o nome de Leandro em homenagem à antiga sertaneja dupla Leandro e Leonardo. O Damião veio da avó, em homenagem a São Cosme e Damião.
leandro damião xará menino inter especial (Foto: Matheus Pereira/RBS TV)Ídolo lê as cartas do fã em encontro emocionante
(Foto: Matheus Pereira/RBS TV)
O pequeno Damião viajou até Porto Alegre com a mãe, o pai e a professora Grasiela Troian no último dia 18. E o encontro com o ídolo não seria sem dificuldades. Marcado para as 15h, ele não aconteceu, num primeiro momento. Isso porque Damião, assim como Oscar, foi fazer o visto no Rio de Janeiro para viajar com a Seleção para os Estados Unidos. Acabou se atrasando.
- Então, temos que ir para o Rio de Janeiro - atalhou o garoto, em tom de solução.
Não precisou. As três horas a mais de espera foram esquecidas quando, discreto, surgiu Leandro Damião, o mais velho, o jogador, o ídolo. Irrompeu de uma pequena porta ao lado da sala de conferências do Beira-Rio, surpreendendo o garoto que estava de costas. O abraço foi instintivo, demorado, emocionado. Assim como nos nomes, foi difícil distinguir qual dos dois estava mais satisfeito com o encontro.
- Como está na seleção? - quis saber o pequeno, desenvolto.
- Graças a Deus, está dando tudo certo. Fico feliz de saber que tenho um xará muito especial - conta o centroavante, que, neste domingo, às 16h06m (de Brasília), deve ajudar a seleção brasileira em amistoso contra o México, na cidade norte-americana de Dallas.
Cartas, autógrafos, fotos. Recordações não faltarão para a dupla de xarás. Uma maneira de fã e ídolo eternizarem o encontro e reviverem o demorado abraço - do dia em que o "Damiãozinho" virou Damião, tão forte e poderoso quanto o artilheiro. Isso também foi possível.
leandro damião xará menino inter especial (Foto: Matheus Pereira/RBS TV)Damião, os pais, a professora e o "Damiãozinho" (Foto: Matheus Pereira/RBS TV)

DESTAQUES

ESPECIAL DO CENTENÁRIO:
História Colorada e Fotos Antigas

ENTREVISTA: Delegado Poppe

O INTER NA REVISTA PLACAR

POESIAS COLORADAS


 Clique aqui para adicionar o Supremacia Colorada ao seu leitor de RSS favorito!

ASSINATURA

Receba diariamente o Supremacia Colorada em sua caixa postal!

Cadastre seu e-Mail aqui!

Ou adicione direto ao Google Reader!
Clica Aqui!

CONTATO DIRETO


O Blog Supremacia Colorada é administrado por Tiago Vaz, Conselheiro do Sport Club Internacional. Para entrar em contato diretamente com o administrador do Blog, por favor envie um e-mail para blog.supremacia.colorada no gmail

Leitores e Amigos no Google+

COMUNIDADE


Participe da nossa comunidade no Orkut!

Translate

Marcadores