sábado, novembro 13, 2010

Força Vermelha

Fonte: Paradoxo

O Gre-Nal é, sem sombra de dúvidas, o mais disputado clássico no futebol brasileiro. Desculpem os palmeirenses, corintianos, flamenguistas e vascaínos, mas no que tange rivalidade, os vermelhos e azuis do Rio Grande do Sul são imbatíveis. Em uma iniciativa inédita, a produtora G7 Cinema resolveu lançar, ao mesmo tempo, dois documentários sobre o centenário dos jogos entre Internacional e Grêmio, vistas sob a ótica de cada torcida: Supremacia Vermelha e Grêm10x0. O resultado final, mesmo que nada genial, tem seus momentos interessantes e vale uma olhada de perto pelos torcedores dos dois clubes.


No lado vermelho, a direção ficou por conta de Fabiano de Souza (do ainda inédito A Última Estrada da Praia) e o roteiro assinado por Luiz Augusto Fischer, ambos colorados, logicamente. Escolhendo o número 8 como mote (por conta dos títulos seguidos conquistados pelo Internacional nos anos 70 no Campeonato Gaúcho), são visitadas oito casas de colorados e mostrados oito Gre-Nais históricos. A mistura de grandes jogos com o depoimento de torcedores funciona bem e enche de emoção o documentário colorado.

Como depoentes famosos, destacam-se os jornalistas Kenny Braga, Guerrinha, o professor Luis Augusto Fischer e o músico Frank Jorge. Quanto aos jogadores, estão presentes nomes importantes em clássicos como Nilson (lembrando o Gre-Nal do Século), Fabiano (falando sobre a final do Gauchão de 97 e sobre o clássico do “Cinco Muito”), Valdomiro, Larry, Clemer, Índio e D’Alessandro. Todos contam histórias curiosas sobre suas participações em jogos decisivos pelo lado vermelho.

Supremacia Vermelha é bem resolvido narrativamente e consegue costurar muito bem os causos dos jogadores com as falas de dirigentes importantes do Internacional, como Fernando Carvalho e Vitório Píffero. O filme aposta muito na emoção, principalmente nos depoimentos dos torcedores colorados. Muitos contam sua história de como começaram sua paixão pelo Inter, influência sempre presente dos pais e avós.

O longa-metragem peca por não trazer depoimentos de técnicos importantes na história dos Gre-Nais e por não contar com Fernandão, autor do gol 1000 dos clássicos. Índio e Clemer se revezam para contar a história daquela partida, mas seria importante ter a voz do jogador que estreara no Inter em um Gre-Nal, marcara o gol história e se transformara depois em um dos maiores ídolos da torcida vermelha.

Além disso, um fato intrínseco à idéia dos documentários é a falta total de um rigor histórico nos depoimentos. Como são torcedores falando, é muito fácil cair na armadilha em ver apenas os fatos na ótica apaixonada de um fã. Por isso, tanto Supremacia Vermelha quanto Grêm10x0 não são material recomendável para uma pesquisa histórica sobre o clássico. E nem se propõem a tanto. São apenas dois filmes que colocam o amor pelo clube como protagonista.

Com noventa minutos de duração, Supremacia Vermelha consegue entreter o torcedor do Internacional, que relembra com alegria os Gre-Nais vencidos por seu time. É fato que todos os clássicos eliminatórios, excetuando-se os dos campeonatos gaúchos, foram vencidos pelo lado vermelho, o que gera muitas flautas durante o documentário. Detentor do maior número de vitórias em clássicos desde os anos 40, o longa-metragem do Internacional tem razão de ser chamado Supremacia Vermelha. Até por isso, a curiosidade para observar o que o lado tricolor diria sobre o clássico foi uma das razões para este colorado conferir o filme gremista.

CONTINUA NO POST ABAIXO

Supremacia Vermelha
Dir.: Fabiano de Souza
Cotação Paradoxo para Colorados: Vale 90% do ingresso
Cotação Paradoxo para Gremistas: Vale 0% do ingresso

Confira logo abaixo o trailer de Supremacia Colorada:



sábado, 6 de novembro de 2010 |

DESTAQUES

ESPECIAL DO CENTENÁRIO:
História Colorada e Fotos Antigas

ENTREVISTA: Delegado Poppe

O INTER NA REVISTA PLACAR

POESIAS COLORADAS


 Clique aqui para adicionar o Supremacia Colorada ao seu leitor de RSS favorito!

ASSINATURA

Receba diariamente o Supremacia Colorada em sua caixa postal!

Cadastre seu e-Mail aqui!

Ou adicione direto ao Google Reader!
Clica Aqui!

CONTATO DIRETO


O Blog Supremacia Colorada é administrado por Tiago Vaz, Conselheiro do Sport Club Internacional. Para entrar em contato diretamente com o administrador do Blog, por favor envie um e-mail para blog.supremacia.colorada no gmail

Leitores e Amigos no Google+

COMUNIDADE


Participe da nossa comunidade no Orkut!

Translate

Marcadores