quarta-feira, julho 21, 2010

Inter na Libertadores 2010: histórico dos adversários semifinalistas


Antecipação da famosa “janela” de transferência de atletas, reclamações de um lado, festejos de outro, possibilidades de carimbar o passaporte para o campeonato mundial interclubes. Tudo isso apimenta a disputa pela conquista da Copa Libertadores em 2010. Quatro times seguem jogando com o objetivo principal de alcançar o topo do Aconcágua. O blog “Inter – Clube do Povo” elabora um resumo com informações sobre a história e a atualidade dos adversários do Inter na fase semifinal do maior torneio da América. É o Inter em campo contra todos, em busca da realização de mais um sonho!

Por Luciano Bonfoco Patussi
21 de julho de 2010
www.inter-clubedopovo.blogspot.com

A maior competição do continente americano reúne, em uma semifinal, o Internacional contra o poderoso São Paulo. Na outra semifinal, se enfrentarão Universidad de Chile e Chivas Guadalajara, do México.

Quem, na realidade, o Internacional vai enfrentar?

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE: o time do Morumbi, que ostenta em seu pavilhão as cores vermelha, preta e branca, luta por sua quarta conquista na história da Copa Libertadores. Para isso, conta com um elenco de jogadores de muito bom nível técnico, tais como Miranda, Hernanes, Jorge Wagner, Dagoberto, Fernandão e tantos outros atletas importantíssimos para o grupo, como Rogério Ceni, uma nata liderança, Marlos, Cleber Santana, Richarlyson, Washington e muitos mais.

O São Paulo é treinado por Ricardo Gomes, atualmente contestado por parte da torcida tricolor, devido aos seus últimos resultados no campeonato brasileiro.

Historicamente, o São Paulo é o maior campeão do campeonato brasileiro, tendo seis conquistas em seu currículo: 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.

Além disso, o “Tricolor do Morumbi” ostenta três Copas Libertadores da América, vencidas em 1992, 1993 e 2005, anos em que conquistou, também, a Taça Mundial Interclubes (Copa Intercontinental em 1992 e 1993 e Copa do Mundo FIFA em 2005).

Entre tantos outros importantes títulos, o São Paulo também é um clube recheado de ídolos históricos, tais como: Poy, De Sordi, Cafu, Bellini, Darío Pereyra, Leonardo, Bauer, Falcão, Toninho Cerezo, Gérson, Raí, Müller, Canhoteiro, Leônidas, Careca e muitos mais.

CLUB DE FÚTBOL PROFESIONAL DE LA UNIVERSIDAD DE CHILE: “La U”, como é conhecido, é um dos três maiores clubes do futebol chileno. O popular clube dos Andes chega pela terceira vez entre os quatro melhores times da América: na Libertadores de 1970 e na de 1996, foi até a fase semifinal (em 1970 foi eliminado pelo Peñarol/URU; em 1996, pelo River Plate/ARG).

Treze vezes campeão chileno (segundo maior campeão do país), sendo a última vez no Torneio Apertura de 2009, “La U” ainda venceu três Copas Chile, sendo a última conquista obtida no ano 2000. O time tem suas cores oficiais sendo o azul, o vermelho e o branco.

Treinado pelo uruguaio Gerardo Pelusso, o time conta com muita organização tática. É um time focado no título continental, que faz falta em sua galeria. Pelusso é o mesmo comandante que dirigiu o Nacional de Montevidéu, na volta dos “Tricolores” do Uruguai a uma semifinal de Libertadores, fato ocorrido em 2009, quando o Nacional foi eliminado pelo Estudiantes.

Entre ídolos da história do clube, destacam-se principalmente dois jogadores:

Leonel Sánchez, meio-campista, atuou dezesseis temporadas em “La U”, conquistando seis títulos chilenos, comandando a meia-cancha da equipe que ficou conhecida historicamente como “Ballet Azul”. “Los Azules”, como também são conhecidos, tiveram mais da metade de seus jogadores integrando a seleção chilena na Copa do Mundo de 1962. Entre eles, Sánchez. A década de 1960 foi a mais gloriosa da história do clube.

Marcelo Salas, centroavante estilo goleador. Salas é um dos ídolos recentes da história do clube. É o maior goleador da história da seleção chilena. Estreou no clube em 1993 e em 1996 foi negociado com o River Plate, onde decolou sua carreira internacional. Na Europa, foi campeão por Lazio e Juventus, ambos da Itália. Retornou a “La U” em 2005, onde jogou até 2008.

Entre os principais jogadores do atual elenco, candidatando-se a ídolos da história do clube, pode-se citar Miguel Pinto, goleiro que tem sido capitão do time; Mauricio Victorino, o zagueiro uruguaio que defendeu brilhantemente sua seleção na Copa do Mundo da África do Sul; o meia-cancha Iturra; Álvaro Fernández, também uruguaio, jogador que integrou o plantel de sua seleção no último mundial; Olivera, atacante.

Mas o principal nome do time é Montillo, o centro técnico da equipe. O argentino foi anunciado há poucos dias pelo Cruzeiro/BRA e deve ser apresentado na “Toca da Raposa” após a participação de “La U” na Libertadores. Quer sair da Universidad de Chile com a faixa de campeão da Copa Libertadores. Este é o desejo de Montillo e de toda a imensa torcida de “La U”, sedenta por este título, que seria o segundo de um clube chileno na história da competição: o Colo-Colo, rival de “La U”, conquistou a América em 1991.

CLUB DEPORTIVO GUADALAJARA: o “Chivas”, como é conhecido, é o clube mais popular do México, uma espécie de Flamengo ou Boca Juniors da terra do “Chapolin Colorado”. Vestido com as cores vermelha, azul e branca, o “Chivas” chega pela terceira vez até a fase semifinal da Copa Libertadores. Em 2005 foi eliminado pelo Atlético Paranaense/BRA, ano em que o São Paulo foi campeão. No ano seguinte, foi eliminado pelo São Paulo, ano em que o Internacional foi campeão.

Mais tarde, enfrentou o Internacional, na semifinal da Copa Sul-Americana de 2008. Internacional e São Paulo tem cruzado o caminho do Chivas nos últimos anos. Pode parecer ironia do destino, mas será contra um destes times que o clube mexicano (ou então o chileno “La U”) vai lutar para vencer a Copa Libertadores pela primeira vez na sua história.

Campeão mexicano por onze vezes desde a era profissional, sendo a última conquista no Torneio Apertura de 2006, o Chivas é o maior campeão nacional desde a implantação do profissionalismo. Além disso, o clube tem na sua história o fato de ter sido o primeiro campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, torneio que atualmente dá ao seu campeão uma vaga para o Mundial Interclubes da FIFA. Este título aconteceu em 1962. Foi o primeiro e, até o presente momento, único título do Chivas nesta competição.

O atual elenco conta com jogadores importantes como Galindo, Medina, Javier Hernández e Omar Bravo, entre outros. Comandados por José Luis Real, os mexicanos vão lutar com muita força. Contarão com uma torcida fanática e barulhenta a seu favor para eliminar seus adversários.

Em caráter de curiosidade, há boatos que Roberto Gómez Bolaños, o popular Chaves, jogou profissionalmente pelo Chivas no campeonato mexicano. Entretanto, acabou utilizando o bom senso e logo trocou os gramados por algo que sabia fazer com maestria: atuar na televisão.

Estes são os adversários do Internacional na corrida em busca da Copa Libertadores da América de 2010. Respeito com a história de todos os times é importante. Todos os adversários são clubes grandes. Mas o Internacional, tricampeão brasileiro e último clube brasileiro campeão continental, tem a sua própria tradição. Com a sua camisa vermelha e branca e mais milhões de torcedores, o Inter partirá para cima de quem vier. Tudo em busca da realização de mais um sonho.

REFERÊNCIAS PESQUISADAS:

www.campeoesdofutebol.com.br
www.bolanaarea.com
www.saopaulofc.net
www.udechile.cl
www.chivascampeon.com
www.pt.wikipedia.org

DESTAQUES

ESPECIAL DO CENTENÁRIO:
História Colorada e Fotos Antigas

ENTREVISTA: Delegado Poppe

O INTER NA REVISTA PLACAR

POESIAS COLORADAS


 Clique aqui para adicionar o Supremacia Colorada ao seu leitor de RSS favorito!

ASSINATURA

Receba diariamente o Supremacia Colorada em sua caixa postal!

Cadastre seu e-Mail aqui!

Ou adicione direto ao Google Reader!
Clica Aqui!

CONTATO DIRETO


O Blog Supremacia Colorada é administrado por Tiago Vaz, Conselheiro do Sport Club Internacional. Para entrar em contato diretamente com o administrador do Blog, por favor envie um e-mail para blog.supremacia.colorada no gmail

Leitores e Amigos no Google+

COMUNIDADE


Participe da nossa comunidade no Orkut!

Translate

Marcadores