segunda-feira, junho 14, 2010

Opinião: Celso Roth busca alavancada na carreira

Por Luciano Bonfoco Patussi
14 de junho de 2010
www.inter-clubedopovo.blogspot.com

Após alguns dias de mistério, Celso Roth foi anunciado como novo treinador do Internacional. Neste momento, antes de qualquer análise, é importante ressaltar que o Internacional pensou grande. É impossível afirmar o contrário. A diretoria colorada cogitou e tentou a contratação - nada mais, nada menos - de Luiz Felipe Scolari. Pelo menos, essa é a informação divulgada pela imprensa. Inclusive a proposta financeira que o Internacional apresentou para contar com Felipão foi excelente, capaz de "balançar" qualquer profissional. Em resumo, o Internacional fez o possível. Não podendo forçar um profissional a trabalhar em determinado local contra a sua própria vontade, o clube da Padre Cacique passou a avaliar nomes possíveis no mercado.

Independentemente de admirar, ou não, o trabalho de Roth, é necessário reconhecer que o treinador é, atualmente, um dos profissionais mais requisitados do futebol brasileiro. Faltam títulos de maior expressão em seu currículo? Isso é inegável. Para muitos profissionais falta esse "detalhe" fundamental. Entretanto, quem trabalha com futebol sabe muito bem: se você faz um bom trabalho, quase sempre chega próximo das maiores conquistas, através da realização de boas campanhas. Um tropeço aqui, outro lá, serve para evoluir. Algumas vezes, o reconhecimento demora até ser alcançado.

Todos os profissionais, de quaisquer áreas, sabem muito bem disso. Avaliando por este lado, sabendo que o Internacional buscou e lutou para ter na casamata um do melhores treinadores do mundo, já é possível dar um respaldo à diretoria na sua escolha. A diretoria está no clube, justamente, para decidir. Buscou Felipão. Não foi possível. Dentro das possibilidades, em forma de especulação via imprensa, sabe-se que o Internacional tentou contratar, na negativa de Felipão, Adilson Batista.

Adilson tem grande rejeição do torcedor colorado, embora seja um profissional que busca conhecimento desde a época que trabalhava com Felipão no Grêmio. Não vou nem entrar no mérito se o torcedor está correto, ou não, em rejeitar determinados nomes. Até porque cabe aos profissionais abrir suas portas nos clubes - e também fechar, através de certas declarações como, por exemplo, as que Adilson Batista fez em 2006, segundo a imprensa, ao afirmar que "secaria" o Inter contra o Barcelona na final do campeonato mundial de clubes.

Em resumo, minha opinião é de que o Internacional buscou o melhor possível. Não conseguindo contratar Felipão, foi buscada uma alternativa dentro das possibilidades da entidade, sendo contratado um profissional que conhece o Inter e que é um trabalhador exemplar. Celso Roth será campeão brasileiro ou da Libertadores da América, comandando o Inter, em 2010? Não sei. Ninguém sabe. Mas a direção trabalhou e tomou sua decisão. Decisão esta que, cedo ou tarde, alguém deveria tomar.

Diante de nomes que poderiam trabalhar no Beira-Rio neste ano, tais como Nelsinho Baptista e o próprio Adilson Batista, acho que a escolha de Celso Roth foi bastante interessante. Poderia ter sido contratado Abel Braga? Mário Sérgio? Falcão? Logicamente. Mas a direção do clube está no cargo para decidir, e entre todas estas possibilidades, acredito que a escolha foi bastante razoável. Talvez tenha chegado o momento certo para Celso Roth concluir o trabalho que, com cores opostas, foi impedido de terminar em 2009. Ou talvez não. Só o futuro responderá essa indagação.

DESTAQUES

ESPECIAL DO CENTENÁRIO:
História Colorada e Fotos Antigas

ENTREVISTA: Delegado Poppe

O INTER NA REVISTA PLACAR

POESIAS COLORADAS


 Clique aqui para adicionar o Supremacia Colorada ao seu leitor de RSS favorito!

ASSINATURA

Receba diariamente o Supremacia Colorada em sua caixa postal!

Cadastre seu e-Mail aqui!

Ou adicione direto ao Google Reader!
Clica Aqui!

CONTATO DIRETO


O Blog Supremacia Colorada é administrado por Tiago Vaz, Conselheiro do Sport Club Internacional. Para entrar em contato diretamente com o administrador do Blog, por favor envie um e-mail para blog.supremacia.colorada no gmail

Leitores e Amigos no Google+

COMUNIDADE


Participe da nossa comunidade no Orkut!

Translate

Marcadores