domingo, outubro 18, 2009

Elio Carravetta lança O Enigma da Preparação Física no Futebol.

POR: TIAGO VAZ

Comprei o livro na Sexta-Feira a noite e no Sábado de manhã já estava encarano o futebol de uma forma diferente. Um marco no aprendisado de cada um sobre o esporte bretão.


SOBRE O AUTOR

Elio Salvador Praia Carravetta é Especialista em Ciência do Esporte, Mestre em Métodos e Técnicas de Ensino e Doutor em Filosofia das Ciências da Educação, na área de concentração esporte e rendimento. Acumula uma experiência superior a 35 anos na área de gestão do treinamento desportivo. É professor do Centro Universitário Metodista IPA, nos cursos de graduação em Educação Física e de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão. Atua desde 1997 no Departamento de Futebol do Sport Clube Internacional de Porto Alegre. Esta é a quinta publicação do autor.


"Um livro enriquecedor e de fácil compreensão para todos os públicos. Isto é o que define a nova obra de Elio Carravetta, "O Enigma da Preparação Física no Futebol". Carravetta propõe uma análise da preparação física no futebol brasileiro, proporcionando ao leitor, numa linguagem simplificada, a compreensão do tema para além de interpretações precipitadas e mitos. Segundo o autor, “A preparação física no futebol não existe como grande parte da sociedade pensa. Nem sempre quem corre mais e salta mais alto, por exemplo, reúne as melhores qualidades físicas para praticar o esporte. Em outras modalidades, a maximização dos componentes físicos resulta em vitórias, mas no futebol o que se busca é o equilíbrio das qualidades físicas para melhorar o desempenho dos componentes estratégicos, técnicos e táticos da equipe como um todo”. Em dez capítulos, o leitor vai conferir a abordagem de assuntos como funções da comissão técnica no dia a dia do treinamento, papel da preparação física no processo de formação do jogador e uma discussão da relação da preparação física com o calendário anual do futebol brasileiro." - Felipe Vieira

Sala de leitura

(...) Os treinamentos no futebol são estruturados, orientados e conduzidos, em ordem hierárquica, pelo treinador, pelo assistente técnico e pelo preparador físico, todos em colaboração com os setores de apoio técnico.

Então, tomemos os seguintes dados: a temporada anual do futebol brasileiro compreende 44 semanas. As duas primeiras semanas são dedicadas à pré-temporada, e as 42 restantes incluem o período competitivo. Em cada jogo do período competitivo, os jogadores são exigidos para alcançar rendimento máximo.

Os times de ponta participam de dois jogos semanais durante 25 semanas. E de um jogo semanal num período de 17 semanas. Um exemplo: até o final do mês de julho, na temporada de 2009, a equipe principal do Sport Club Internacional disputou 49 jogos relativos a quatro competições (Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Recopa e Campeonato Brasileiro). Dos 210 dias do ano esportivo, incluindo a pré-temporada, o time passou cerca de 130 dias em concentração e viagens. Ou seja, os jogadores desfrutaram de 10 dias livres. Na continuidade da temporada anual, ainda restavam 23 jogos pelo Campeonato Brasileiro, além dos jogos pelo Troféu Suruga, no Japão, e pela Copa Sul-Americana, que totalizariam, ao final da temporada anual, em torno de 82 jogos.

A quantidade de treinamentos nas 17 semanas que incluem um jogo semanal é de, respectivamente, 85 unidades de treinamentos estratégico-técnico-táticos, 17 unidades de treinamentos físicos e 17 unidades de treinamentos regenerativos. As 25 semanas com dois jogos semanais contemplam 75 unidades de treinamentos estratégico-técnico-táticos e 50 unidades de treinamentos regenerativos. Em uma temporada, são realizadas, em média, 160 unidades de treinamentos estratégico-técnico-táticos, 17 unidades de treinamentos físicos e 67 unidades de treinamentos regenerativos (...) Segundo a distribuição das tarefas anuais, tanto para os times da Série A como para os da Série B do Campeonato brasileiro, os treinamentos estratégicos, técnicos e táticos são decisivos para determinar o ritmo de jogo, o nível da resistência específica e a tolerância à fadiga. Afinal, o rendimento físico de um time é apurado, em grande parte, pelas dimensões estratégicas, técnicas e táticas (...)

Especialista em Ciência do Esporte, mestre em Métodos e Técnicas de Ensino e doutor em Filosofia das Ciências da Educação, Elio Carravetta lança no próximo dia 5, às 19h, com sessão de autógrafos na Livraria Fnac do BarraShopping o livro O Enigma da Preparação Física no Futebol (trecho acima). É uma obra útil para entender como é feita a preparação, mas é essencial especialmente para estudantes de Educação Física e profissionais já formados. É quase um manual da especialidade, com toda a sabedoria acumulada pelo autor. Confira. - Bola Dividida, Mario Marcos de Souza - www.zerohora.com.br

SERVIÇO

Livro: O Enigma da Preparação Física no Futebol, 112 págs., R$ 28,00.
Compre on-line.

DESTAQUES

ESPECIAL DO CENTENÁRIO:
História Colorada e Fotos Antigas

ENTREVISTA: Delegado Poppe

O INTER NA REVISTA PLACAR

POESIAS COLORADAS


 Clique aqui para adicionar o Supremacia Colorada ao seu leitor de RSS favorito!

ASSINATURA

Receba diariamente o Supremacia Colorada em sua caixa postal!

Cadastre seu e-Mail aqui!

Ou adicione direto ao Google Reader!
Clica Aqui!

CONTATO DIRETO


O Blog Supremacia Colorada é administrado por Tiago Vaz, Conselheiro do Sport Club Internacional. Para entrar em contato diretamente com o administrador do Blog, por favor envie um e-mail para blog.supremacia.colorada no gmail

Leitores e Amigos no Google+

COMUNIDADE


Participe da nossa comunidade no Orkut!

Translate

Marcadores