sábado, setembro 12, 2009

Sandro liberado. Mais uma negociação de bastidores

por Gerson Sicca
http://limponolance.blogspot.com

A dificuldade para a liberação do volante colorado Sandro da seleção sub-20, o que acabou ocorrendo depois de muita choradeira e da intervenção do Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, evidencia dois fatos negativos.
O primeiro, já tratado aqui, é que as seleções de base estão com seus propósitos desvirtuados. Hoje não servem mais para formar os jogadores amadores. Na verdade, são apenas mecanismos promocionais da "amarelinha", no intento de aumentar a receita que a CBF receberá com os patrocínios da seleção principal. Busca-se, na verdade, apenas a afirmação da marca "seleção brasileira". O propósito esportivo não é o principal.
E o segundo é que a CBF mantém uma prática comum no Brasil e totalmente contrária aos desígnios da transparência e da isonomia. Falo do hábito de negociar individualmente com os clubes.
Um sociedade com instituições democráticas e republicanas deve exigir que questões de interesse coletivo ou comum a determinado grupo sejam debatidas e resolvidas também de forma comum. A tática de negociar individualmente é corriqueira no Brasil por ser uma técnica eficaz para enfraquecer quem pede e fortalecer quem decide sobre o pedido. Além disso, gera divisões entre os pedintes, o que também robustece a posição do decisor.
A técnica da discussão individual dos problemas é corriequeira entre administradores públicos brasileiros e em vários setores da sociedade. É uma prática pouco refutada, infelizmente. Para nossa desgraça, a maioria das pessoas ainda não se deu conta que essa forma de discutir os problemas é um dos grandes males brasileiros, pois entrava o desenvolvimento de nossa democracia.
A liberação de Sandro deve ser comemorada, pois ajuda ao Internacional. Entretanto, não deve ser esquecida a forma como ocorreu. Está na hora de aprender-se a discutir coletivamente os problemas dos clubes.

DESTAQUES

ESPECIAL DO CENTENÁRIO:
História Colorada e Fotos Antigas

ENTREVISTA: Delegado Poppe

O INTER NA REVISTA PLACAR

POESIAS COLORADAS


 Clique aqui para adicionar o Supremacia Colorada ao seu leitor de RSS favorito!

ASSINATURA

Receba diariamente o Supremacia Colorada em sua caixa postal!

Cadastre seu e-Mail aqui!

Ou adicione direto ao Google Reader!
Clica Aqui!

CONTATO DIRETO


O Blog Supremacia Colorada é administrado por Tiago Vaz, Conselheiro do Sport Club Internacional. Para entrar em contato diretamente com o administrador do Blog, por favor envie um e-mail para blog.supremacia.colorada no gmail

Leitores e Amigos no Google+

COMUNIDADE


Participe da nossa comunidade no Orkut!

Translate

Marcadores