domingo, setembro 13, 2009

Origem do Slogan “O Clube do Povo”



POR: EVERTON ROCHA


Os relatos dão conta de que Henrique Poppe nasceu em Niterói e se radicou rapidamente em São Paulo. Mas foi em Porto Alegre que, o homem que fundaria o Sport Club Internacional em 1909, com José Poppe e Luís Poppe, onde escreveram as páginas mais memoráveis de sua história. Foi por sua persistência e iniciativa que surgiu o Internacional, cujo hino e especialmente trajetória apontariam para o rótulo de "clube do povo". Empreendedores, os Poppe então decidiram fundar seu próprio clube, mas queriam um clube aberto para todos independente de cor, raça, religião e etc daí deram o nome Internacional, para que o mesmo fosse conhecido, informaram à imprensa: "Há dias, noticiamos que um grupo de jovens empregados no commercio e residentes no 2º districto, haviam formado uma sociedade para o cultivo do foot ball. A nova agremiação, que conta já com regular número de sócios, denomina-se Sport Club Internacional. Almejamos vida longa e perenes felicidades", anunciou o jornal Correio do Povo.
Com o passar dos anos o internacional ganhou força e ficou cada vez mais conhecido com este slogan “Clube do Povo”, mas a grande jogada, para firmar o Inter como um clube do povo, nas páginas esportivas da antiga folha desportiva e do jornal A Hora, surgiu na década de 50 a figura do Negrinho, um personagem cheio de ironia e malandragem. O avesso do maior rival do Inter, o Porto Alegrense da Azenha. Com o tempo, o Negrinho acabou virando o Saci, aquele que gosta de armar ciladas contra as pessoas, como uma analogia ao que o Internacional faria nos campos de futebol. No final dos anos 1950, o Internacional sentiu necessidade de ter um hino, uma canção formal de celebração dos sentimentos colorados. Foi realizado um concurso para a escolha do hino, havendo muitos candidatos. Mas nenhum dos hinos satisfez a alma colorada como aquele que fora feito numa tarde de sofrimento de torcedor. O torcedor era o carioca Nélson Silva, compositor de morro, músico do conjunto "Águias de la Medianoche", e que morava há nove anos em Porto Alegre quando compôs o hino colorado. Quando concluiu a última estrofe “com o “Clube do povo do Rio Grande do Sul”, teve a sensação de que era isto que seria cantado pelo torcedor. Foi o que aconteceu, Celeiro de Ases é hoje o hino oficial do Sport Club Internacional e do torcedor colorado.
De lenço vermelho, bravo nos campos, imbativel e acima de tudo simpático fez com que o internacional conquistasse não só a simpátia dos gauchos, mas também de pessoas de todos os 4 cantos do mundo, onde houve um mistura do vermelho (cor da paixão / amor) + branco (todas as cores / raças = nações unidas) + saci (mascote do povo) + o amor do seu torcedor concretizou a marca do Clube do Povo ®, sua simpátia, garra, raça, amor e superação resultou em uma das maiores torcidas do país, além disso o internacional é um dos clubes de maior respeito no Brasil, os frutos disso tornou o clube com maior quadro social da América do Sul e até agora o sexto maior quadro social do Mundo, estes mais de 100 mil sócios são o registro do amor ao clube do povo do Rio Grande do Sul.
Desde sua fundação, crescimento, afirmação, Eucaliptos, Rolo Crompressor, Rolinho, Gigante da Beira Rio, titulos nacionais, titulos internacionais, conquista do mundo, o internacional teve somente uma marca mantida, um slogan que passa de pai para filho, que é usado por ricos e pobres, por branco e pretos, é o slogan de um só, mas ao mesmo tempo de todos , o inter é um clube popular, acima de tudo o Internacional é o Clube do Povo...

DESTAQUES

ESPECIAL DO CENTENÁRIO:
História Colorada e Fotos Antigas

ENTREVISTA: Delegado Poppe

O INTER NA REVISTA PLACAR

POESIAS COLORADAS


 Clique aqui para adicionar o Supremacia Colorada ao seu leitor de RSS favorito!

ASSINATURA

Receba diariamente o Supremacia Colorada em sua caixa postal!

Cadastre seu e-Mail aqui!

Ou adicione direto ao Google Reader!
Clica Aqui!

CONTATO DIRETO


O Blog Supremacia Colorada é administrado por Tiago Vaz, Conselheiro do Sport Club Internacional. Para entrar em contato diretamente com o administrador do Blog, por favor envie um e-mail para blog.supremacia.colorada no gmail

Leitores e Amigos no Google+

COMUNIDADE


Participe da nossa comunidade no Orkut!

Translate

Marcadores