sábado, agosto 29, 2009

SACI - O MASCOTE COLORADO



Por: Everton Rocha


SACI – O MASCOTE COLORADO

Meus amigos colorados espalhados pelo mundo, hoje eu vou aproveitar meu espaço para falar um pouco de uma das maiores figuras mais queridas do nosso folclore e que por ironia do destino é o mascote do nosso amado INTERNACIONAL, o mesmo é o Saci que nada mais é que um personagem muito popular no folclore Brasileiro. No fim do século XVIII já se falava dele entre os negros, mestiços e Tupis-guarani, de onde se origina seu nome. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser muito brincalhão, que esconde objetos da casa, assusta animais, assovia no ouvido das pessoas, desarruma cozinhas; enquanto que em outros lugares ele é visto como uma figura maléfica. É um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, entre eles, o de aparecer e desaparecer onde desejar.
Diz a crença popular que dentro dos redemoinhos de vento - fenômeno onde uma coluna de vento rodopia levantando areia e restos de vegetação e sai varrendo tudo que encontra a sua frente - existe um Saci. O mesmo se tornou famoso através dos contos de Monteiro Lobato, onde até hoje é transmitido pela mídia através da série “Sitio do Pica Pau Amarelo”.
Para identificar o Inter como um clube do povo, nas páginas esportivas da antiga Folha Desportiva e do jornal À Hora, surgiu na década de 50 à figura do Negrinho, um personagem cheio de ironia e malandragem. Com o tempo, o Negrinho acabou virando o Saci, aquele que gosta de armar ciladas contra as pessoas, coisa que no futebol os colorados sempre gostaram de fazer contra os adversários. O mesmo foi um pouco esquecido na década de 90, mas em meados de 2005 voltou com toda força através dos gols do centroavante Renteria que com seus gols nos finais das partidas colocava o cachimbo na boca, a toca vermelha na cabeça e saia pulando com uma só perna nas comemorações de seus gols, isso vai ficar marcado para sempre no coração dos COLORADOS. Renteria o saci colorado...
Tirando meu coloradismo o saci é um dos mascotes mais simpáticos entre os clubes do mundo, seu carisma é tanto, que é um forte candidato a mascote da Copa do Mundo de 2014, onde vai ser sediada aqui no Brasil. Esperamos que esta querida figura fosse o mascote e ganhe o espaço que merece na mídia. Parabéns a todas as pessoas que mantêm viva essa figura tão marcante no coração dos brasileiros. E mais ainda aos colorados por adotá-lo com nosso mascote. E como diz o professor Nelson: “SACI NÃO É MACACO”.
SEGUE UM LINK DE APOIO: http://www.sosaci.org/saci_mascote1.htm

E dalhe COLORADO rumo ao Tetra Brasileiro.

DESTAQUES

ESPECIAL DO CENTENÁRIO:
História Colorada e Fotos Antigas

ENTREVISTA: Delegado Poppe

O INTER NA REVISTA PLACAR

POESIAS COLORADAS


 Clique aqui para adicionar o Supremacia Colorada ao seu leitor de RSS favorito!

ASSINATURA

Receba diariamente o Supremacia Colorada em sua caixa postal!

Cadastre seu e-Mail aqui!

Ou adicione direto ao Google Reader!
Clica Aqui!

CONTATO DIRETO


O Blog Supremacia Colorada é administrado por Tiago Vaz, Conselheiro do Sport Club Internacional. Para entrar em contato diretamente com o administrador do Blog, por favor envie um e-mail para blog.supremacia.colorada no gmail

Leitores e Amigos no Google+

COMUNIDADE


Participe da nossa comunidade no Orkut!

Translate

Marcadores